Como Foi 2018 E O Que Você Pode Esperar De Mim Para 2019

Categorias: desenvolvimento, vida

Em minha carreira, graças a excelentes mestres e amigos no meu caminho (cito alguns no final), eu acabei evoluindo e subindo de cargo muito rapidamente. Em poucos anos como desenvolvedor eu fui promovido para Analista e assim se seguiu para Líder de desenvolvimento e chegando até Gerente de TI.

Em uma dessas promoções eu cheguei a pedir demissão, pois queria me preparar melhor antes de liderar ou dar instruções para um time. Mas depois aceitei os desafios.

Nesses períodos eu acabei colocando a mão em código muito menos do que eu esperava. Sempre senti falta, fazia uma coisinha aqui - ali, mas tinha outras responsabilidades. E ressalto que nunca deixei de buscar sempre fazer um grande trabalho independente da posição.

Em 2018 muitas coisas estavam acontecendo, minha filha estava crescendo, problemas de saúde do lado da família da minha esposa e o início e crescimento de uma insatisfação no trabalho da época. Isso somado a excelentes conversas com Matheus Gontijo, me levaram a pedir demissão e partir para um trabalho de casa, remoto, fora do Brasil.

Esse passo me fez ver minha posição no mercado. Excelentes empresas me chamaram para conversar e acabei conhecendo muita gente legal. Mas acabei recusando todas, queria mesmo voltar a programar e com o dólar em alta eu poderia trabalhar menos horas por dia e ganhar mais, mesmo com o pagamento dos impostos. Trabalhando menos horas por dia poderia me dedicar a minha filha, família e outros projetos (Palestrei sobre isso em 2018, Trabahe menos, Ganhe mais. Vou compartilhar em breve aqui esse conteúdo).

Então resumo de 2018

Larguei minha posição de Gerente para voltar a programar, algo que me fazia falta, que eu amo fazer. Trabalhando de casa, ganhando mais do que como Gerente e trabalhando 5 horas por dia. Pude passar mais tempo com minha família e filha.

Trabalhando menos horas por dia, dediquei o restante do tempo em vários cursos: finanças, ações na bolsa, fundos de investimento e claro desenvolvimento, programação e tecnologia.

Voltei a Meditar, fazer Exercícios, ler e tocar guitarra.

Iniciei também alguns projetos como um ECommerce e meu livro.

2019

Nessa mesma pegada quero iniciar e continuar esse ano de 2019. Então segue aqui o que você pode esperar de mim para esse ano:

Pessoal

_ Manter o trabalho de 5 horas por dia, remoto.

_ Usar parte do restante do tempo e aproveitar que estou em casa para poder me alimentar melhor, meditar e fazer exercícios.

_ Colocar no ar o ECommerce que estou trabalhando com outros sócios.

_ Ler pelo menos 25 livros nesse ano (Me acompanhe no GoodReads).

Geração de Conteúdo

Meu livro

Estou trabalhando na edição do meu livro chamado PHP Mentors - Advices from PHP Experts around the world. Será uma coleção de respostas de grandes nomes de PHP do mundo e do Brasil. Já contactei 200 desenvolvedores e líderes PHP pelo Mundo!

O primeiro lançamento deve acontecer em Junho e essa primeira versão será em inglês. Mais informações em breve ou se quiser já vai acompanhando aqui https://leanpub.com/php-mentors.

Screencasts e vídeos

Código, vida, Tecnologia e música. Estou preparando a gravação de Screencasts e vídeos que estarão no youtube. A ideia é programar, mostrar tecnologias e trazer alguns amigos para esses vídeos para o mesmo. Serão vídeos de aproximadamente 15 minutos, divertidos e com mão na massa.

Um plus é que também vou colocar alguns vídeos meus tocando algumas músicas de Metal Progressivo para quem quiser ver.

Blog

Esse blog vai voltar a ativa (de verdade), com posts para divulgar os projetos acima e também com posts técnicos. A série **4 Drops of life onde trago alguns hackings e coisas do meu dia a dia também volta.

Me cobrem

É isso, bastante coisa, mas tudo já planejado e com dedicação garantida.

Me cobrem!

Vou mandando as novidades por aqui e através do meu Twitter (https://twitter.com/flaviosilveira).

E seu ano? Como será?

PS

Quero citar aqui os amigos e mestres mais importantes para mim até esse ponto na minha carreira: Mozart Petter (https://twitter.com/mokkunsis), Fábio Tomio (https://twitter.com/fabiotomio), Cristiano Burg (https://twitter.com/crburg), Peterson Grazek (https://twitter.com/pegrazek), Matheus Gontijo (https://twitter.com/mhgontijo). Devo muito para vocês! Gratidão Eterna!


Comments