Global Game Jam 2012

Categorias: desenvolvimento

Salve pessoal!

Na minha palestra Quero ser um desenvolvedor de jogos que estive apresentando durante o ano de 2011, eu comento sobre a Global Game Jam.

A Global Game Jam é um evento que acontece todo ano e ocorre simultâneamente em todo o mundo. Funciona da seguinte maneira:
Através do site que organiza o evento (http://globalgamejam.org) é divulgado um tema. Com esse tema em mãos, equipes de desenvolvedores de jogos (programadores, artistas, músicos, roteiristas, etc) unem forças para desenvolver o seu próprio game. O prazo máximo é de 48 horas e pode ser usado qualquer tecnologia.

Em muitas cidades, as faculdades, empresas e outras instituições reúnem e organizam pessoas que tem interesse em participar, dividindo as equipes para que elas fiquem mais competitivas e também cedendo um local de trabalho para essas equipes. Alguns locais também colaboram com a alimentação dos participantes e, como o prazo é curto, também pode ser um bom abrigo para o seu colchonete. Mas cuidado! As vagas nesses locais geralmente são limitadas.

O Evento é uma excelente porta de entrada para você que quer conhecer o processo de desenvolvimento de jogos, além do grande networking e distribuição de conhecimento que esse evento gera. Em 2011 foram mais de 1500 jogos criados, com participação de mais de 6.500 pessoas em mais de 44 países.

As inscrições para esse ano já estão quase acabando. O que você está esperando para participar?
Acesse já o site da Global Game Jam, veja as cidades inscritas e participe. Caso sua cidade não esteja participando, ou os locais na sua cidade estejam com vagas esgotadas, junte seus amigos e monte sua equipe. Veja informações de como se cadastrar nesse wiki feito pela organização http://globalgamejam.org/wiki/how-register-ggj-2012

Uma dica: Se você for participar através de alguma faculdade, empresa ou instituição na sua cidade, não deixe de entrar em contato com os organizadores e se informar sobre o que terá no local, o que precisa ser levado, etc. Não seja pego de surpresa, principalmente no que diz respeito a comida, sono e emocional. Levante também a necessidade de se cadastrar em um site do local onde você irá participar. Geralmente isso é feito para um controle dos organizadores.

O evento esse ano começa no dia 27 de janeiro no período da noite e vai até o domingo dia 29.
Não deixe de participar.

Grande Abraço!


Comments