Salve pessoal!

Vocês já ouviram falar sobre o Initializr! ?

Ele é um gerador de código que ajuda você a começar seu projeto em HTML5. Ele é baseado no Boilerplate e foi criado por Jonathan Verrecchia (@verekia) com o objetivo de ampliar o uso do HTML5.

Em contato com o Jonathan, combinei com ele de traduzir a documentação oficial do Initializr do francês para o português, para ajudar a divulgar ainda mais essa tremenda ferramenta e quem sabe com isso ver o uso do HTML5 mais e mais em novos projetos.

Segue a tradução da documentação abaixo.
Você encontra a versão original em francês no seguinte link: http://www.html5-css3.fr/html5/initializr-generateur-template-html5-boilerplate.

Conheça esses projetos e comece já a trabalhar com HTML5!
Grande Abraço!

Initializr – Um gerador baseado nos templates Boilerplate HTML5

Initializr!

Initializr permite a você gerar um template baseado no Boilerplate, montando um rascunho de um HTML5 funcional em segundos.

Você pode customizar seus templates como precisar, para evitar começar um projeto com um código muito pesado. Todo o processo do projeto de design e as opções disponíveis estão detalhadas neste artigo.

Se você está começando agora com HTML5 e quer ter uma geral do que tem por trás dessa tecnologia, eu recomendo que você leia uma introdução ao HTML5 antes de seguir em frente.

Boilerplate HTML5

Boilerplate é uma poderosa e confiável ferramenta de templates criada e mantida por Paul Irish (Google) e Divya Manian.

Boilerplate consiste de um grupo de arquivos HTML, CSS e JavaScript, usados para iniciar com o pé direito em um projeto HTML5.

Ele também inclui ferramentas muito úteis, como o Modernizr, JQuery, e um reset CSS.

Boilerplate

Também inclui outras ferramentas não tão necessárias como um Profiling JQuery, Código Google Analytics, Funções Javascript para loggin,

um arquivo de configuração para Flash cross domain, Configuração IIS server e Nginx, Páginas de teste, scripts ANT… Bem, quando você for iniciar seu projeto com Boilerplate, você vai precisar de algum tempo para selecionar as partes que você quer e não quer no seu projeto.

Initializr – Um Boilerplate leve e personalizável

A proposta com o initializr é ter o Boilerplate sem essas ferramentas raramente usadas com HTML5 para poder começar um projeto rápido e tão confiável quanto o Boilerplate. O código gerado pelo Initializr é totalmente baseado no Boilerplate, que tem uma força inegável. Initializr oferece diferentes opções para customizar seu template. Aqui estão os detalhes:

HTML / CSS

Por padrão, o Boilerplate entrega a você uma página em branco. Initializr permite a você gerear um conteúdo inicial como base, para te ajudar a começar rapidamente. A página exemplo trás o tema do site da Initializr, com uma página estruturada com um clássico cabeçalho, um rodapé, um menu para navegação, um bloco lateral, e uma estrutura similar a um blog com alguns posts.

Site Initializr

Javascript

O Boilerplate inclui a excelente biblioteca de Javascript jQuery. E no Initializr nós também encontramos essa biblioteca, disponível em forma minimizada ou não. Ou também o direito de não incluir ela, ou não incluir nenhum Javascript. Vamos atentar para um ponto: Estamos falando do seu Javascript. Nada no Modernizr ou no HTML5shiv vai garantir uma compatibilidade 100% com todos os navegadores. Então não esqueça de testar isso posteriormente.

JQuery

Compatibilidade

Html5Shiv

Navegadores modernos suportam totalmente as novas tags do HTML5. Mas versões do Internet Explorer 8, e anteriores a ele, precisam de uma ajudinha para exibir essas novas tags, que por padrão não são reconhecidas. Esta pequena ajuda é chamada HTML5shiv. Ele é um pequeno arquivo javascript que vai permitir ao Internet Explorer reconhecer essas tags graças a uma função createElement():

document.createElement("header");

Todos os novos itens são automaticamente criados antes do conteúdo da página ser completamente exibido. Isso torna obrigatório colocar o HTML5shiv no Head da sua página ao invés de colocar no rodapé, que é o recomendado para todos os outros javascripts.

Modernizr

Modernizr

O Modernizr, é um sensor de suporte das funcionalidades HTML5 e CSS3, que inclui o HTML5shiv. Ele é um arquivo javascript que irá criar um objeto contendo propriedades modernizr para cada funcionalidade, indicando se ela funciona ou não no seu navegador.

if (Modernizr.geolocation){
  // A geolocalização é suportada
}
else {
  // A geolocalização não é suportada
}

Modernizr também adiciona classes CSS para o HTML, para que você possa facilmente indicar um estilo alternativo se certas propiedades CSS3 não forem suportadas.

.multiplebgs header {
  /* Backgrounds múltiplos são suportados */
}
.no-multiplebgs header {
  /* Backgrounds múltiplos não são suportados */
}

Modernizr é bem abrangente na detecção de suporte a HTML5 e CSS3, mas é importante entender que ele não adiciona nenhuma característica faltante (como faz o HTML5shiv em relação as tags). Ele é a ferramenta selecionada por padrão para compatibilidade do Initializr.

A configuração do servidor

O Initializr traz um arquivo de configuração para o servidor, também gerado pelo Boilerplate. Portanto é possível selecionar um arquivo .htaccess para servidores Apache, web.config para Microsoft IIS, ou nginx.conf para Servidores NGinx. É importante notar que por padrão, esses arquivos vão re-escrever a URL da página, removendo o “www” para montar URLs curtas.

Se você preferir manter o seu “www”, você pode remover as seguintes linhas no caso do .htaccess:

<IfModule mod_rewrite.c>
  RewriteEngine On
  RewriteCond %{HTTPS} !=on
  RewriteCond %{HTTP_HOST} ^www\.(.+)$ [NC]
  RewriteRule ^(.*)$ http://%1/$1 [R=301,L]
</IfModule>

É apenas um clique no botão!

Após fazer suas escolhas com relação a configuração, um simples clique no botão Download! fará o download de seus arquivos.

Se você manter as configurações padrão, você terá uma estrutura de projeto completa e pronta para uso, como a mostrada abaixo:

Uma rápida olhada no arquivo index.html e você pode ver que o código traz muita coisa do Boilerplate:

<!DOCTYPE html>
<!--[if lt IE 7 ]> <html lang="en" class="no-js ie6"> <![endif]-->
<!--[if IE 7 ]>    <html lang="en" class="no-js ie7"> <![endif]-->
<!--[if IE 8 ]>    <html lang="en" class="no-js ie8"> <![endif]-->
<!--[if IE 9 ]>    <html lang="en" class="no-js ie9"> <![endif]-->
<!--[if (gt IE 9)|!(IE)]><!--> <html lang="en" class="no-js"> <!--<![endif]-->
<head>
  <meta charset="UTF-8">

  <title>Your website name</title>

  <meta name="description" content="">
  <meta name="author" content="">

  <meta http-equiv="X-UA-Compatible" content="IE=edge,chrome=1">
  <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0">

  <link rel="shortcut icon" href="favicon.ico">
  <link rel="apple-touch-icon" href="apple-touch-icon.png">

  <link rel="stylesheet" href="css/style.css?v=2">

  <script src="js/libs/modernizr-1.6.min.js"></script>
</head>
<body>

<!-- Código da página exemplo do Initializr -->

  <script src="https://ajax.googleapis.com/ajax/libs/jquery/1.4.4/jquery.min.js"></script>
  <script>!window.jQuery && document.write(unescape('%3Cscript src="js/libs/jquery-1.4.4.min.js"%3E%3C/script%3E'))</script>
  <script src="js/script.js"></script>
  <!--[if lt IE 7 ]>
  <script src="js/libs/dd_belatedpng.js"></script>
  <script> DD_belatedPNG.fix('img, .png_bg');</script>
  <![endif]-->
</body>
</html>

O arquivo style.css traz em torno de 200 linhas, os primeiros 3 quartos disso um CSS Reset. Se você estiver procurando onde colocar os seus estilos no meio desse código CSS, role o arquivo para baixo até você encontrar o seguinte comentário:

/*
    // ========================================== \\
   ||                                              ||
   ||               Your styles !                  ||
   ||                                              ||
    \\ ========================================== //
*/

Por último, o arquivo script.js contém um simples teste para ver se a biblioteca JQuery está sendo carregada. Nesse arquivo você pode escrever seu código JavaScript.

TODO.txt

Um arquivo todo.txt também é incluído para te mostrar que tarefas você tem de fazer para começar seu projeto e como usar alguns truques de HTML5 presentes no Boilerplate. Por exemplo, você e lembrado para não esquecer de substituir a linguagem se sua página não estiver em inglês, ou para criar uma  página 404.html no seu arquivo se configuração do servidor para fazer um redirecionamento em erros 404.

Indo mais longe

A versão do Boilerplate que vem no Initializr é mais leve que a original. Se você precisa de um entendimento mais profundo do template ou de informações mais detalhadas de todos os arquivos, você pode ver a explicação oficial do Boilerplate em um vídeo feito por Paul Irish em inglês:

Eu também lhe convido a visitar o site oficial do Boilerplate, onde você vai encontrar algumas dicas para melhorar seu site , dicas de compatibilidade e performance.

Tagged with:
 

17 Responses to Initializr – Comece seu projeto HTML5 em 15 segundos!

  1. Igor Ikeda says:

    Ótimo post!

    Esclareceu algumas de minhas dúvidas do Initializr.

  2. Will says:

    Obrigado Flávio pela tradução!!!

  3. […] Il funzionamento di Initializr è abbastanza intuitivo, ma potrebbe esservi utile leggere la sua guida di utilizzo. Qui la potete trovare in Francese (ufficiale), Inglese, Russo, Croato, Tedesco e Portoghese. […]

  4. Tylër says:

    Valeu Flávio!
    Vou agora mesmo implementar minha aplicação com o aprendido aqui no post.

    Thanks! :)

  5. Valeu xará. Esclareceu bastante a minha dúvida em relação ao INITIALIZR.
    Estou construindo um projeto em Boilerplate.
    O legal é que ele consegue auto-detectar as resoluções do browser, seja desktop, smartphones, iphone ou tablets.
    Isso é muito útil para não ficar adaptando 500 versões de um mesmo site.
    Já havia baixado o Initializr ontem. Comece em 15 seg. (LOL)
    Vamos por em prática. valeu!

  6. Will says:

    Brother, vc tem alguma dica para gerar formulários?! Eu criei uma maneira minha, mas o bendito do nao tem uma solução de deixar ele bonito p todos os navegadores, sem encher de porcarias, vc tem uma dica p mim?

  7. Muito bom!

    Vou experimentar o Initializr em um projeto pessoal :-D

  8. […] Initializr funcionamiento es bastante intuitivo, pero puede ayudar a leer las guías al respecto en su propio idioma. Aquí están algunas de las cuales le ayudarán a usar Initializr y de adornos comprensión HTML5, HTML5shiv o Modernizr, en francés , Inglés , español , italiano , ruso , croata , holandés ,portugués . […]

  9. Valeu Flávio simples e direto, boa tradução!!!

  10. Ygor Thomaz says:

    Parabens! Bem legal, irei testar agora mesmo! (:

  11. Guilherme says:

    Tem como você falar mais sobre responsive design com este framewwork?

  12. Jorge Luiz says:

    Não pensava que ele era tão poderoso, eu apenas pensava que ele umas regras básicas de desenvolvimento organizado. Muito show, Obrigado pela documentação em PT-BR.

  13. Diogo says:

    Muito bom! ajudou bastante!!
    Só uma dúvida, digamos que meu site tenha versões em outros idiomas, como você aconselha deixar a estrutura dos diretórios?

    obrigado!

  14. Julio says:

    Show amigão. obrigado pelo otimo entendimento!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Set your Twitter account name in your settings to use the TwitterBar Section.