Firefox Ajudando No Seu Dia De Trabalho

Categorias: desenvolvimento
Atenção! Este post foi escrito em uma época onde o Firefox era o principal navegador usado por desenvolvedores web devido a um número alto de ferramentas que esse oferecia. Para hoje, recomendo que você faça uma avaliação dos novos navegadores do mercado. Caso você ainda utilize firefox, ignore e continue sua leitura.

Fui à casa do meu amigo Jean há alguns dias, ajudar com algumas soluções de programação para o seu site. E no vai e vem da programação comecei a apresentar e adicionar umas ferramentas no firefox dele. Ele ficou completamente maravilhado com a coisa toda, e isso me deixou pensando. Porra! A galera que está começando ou quem já programa e não conheçe, precisa saber dessas ferramentas. ****

Muitas vezes algumas coisas por serem tão naturais para nós, faz parecer que todo mundo conhece aquilo.

A maioria de programadores e desenvolvedores gostam de Firefox, fato!
Talvez em primeiro lugar para ir de encontro com a Microsoft. Segundo porque o Firefox geralmente obedece o que está no seu código, e terceiro, porque ele ajuda muito quando você tem umas ferramentas bacanas adicionadas a ele.

Para adionar complementos no seu firefox duas opções:
– Você pode ir no Menu: Ferramentas >> Complementos e procurar por ele na aba Adicionar. *
– Ou ir direto no site de plugins da Mozilla, e baixá-los para sua máquina. Para posteriormente instalar as extensões que você baixou, vá no Menu:
Arquivo>>Abrir Arquivo*.

Eis alguns complemetos que uso:

WEB DEVELOPER

A web developer é uma barra de ferramentas com várias coisas que vão te auxiliar. Logo que você reinicia o firefox após instalar a extensão, ela vem aparecendo abaixo da barra de navegação. Existem muitas coisa legais na web developer onde só mexendo você vai descobrindo. Vou mostrar as que mais uso. ******

Cache - Quem nunca ficou de cara com o cache de browser e aquele alert ou print que não aparecia ? Pois é. Resolva esse problema indo em Disable >> Disable Cache.

CSS – Quer ver como a página que está visitando fica sem o css ? Vá na Aba CSS >> Disable Styles >> All Styles

IMAGES - Quer limpar as imagens do site ? Images>> Disable Images >> All Images
INFORMATION
– Quer ver como está a divisão do site ? *Information >> Display Block Size *

São inúmeras coisas que você pode fazer, basta vasculhar a barra. Desabilitar javaScripts e MetaTags, Limpar os cookies ou todos os dados gravados, Manipular a dimensão do browser, Mostrar campos hidden de formulários, Validar css, Validar Html…

Enjoy Yourself…Have a fun….

Você pode desabilitar a barra caso queira indo no menu do firefox: Exibir >> Barra de ferramentas >> Web Developer >> ToolBar

FIREBUG

O firebug é uma ferramenta para facilitar o debug de scripts e códigos web em geral.
Após instalar essa extensão e reiniciar o seu Firefox, Você vê uma pequena barata no canto inferior direito, ao clicar nela um painel se abre.

Logo ao lado do ícone da barata no painel, você tem a ferramenta Inspecionar. Com ela você pode achar Objetos Html facilmente pelos sites.
Basta clicar em inspecionar e depois partir para cima do site. Experimente!

Abaixo, no console, geralmente aparecem os erros de javaScript, e você também pode ver algumas informações quando está trabalhando com ajax.
Veja abaixo um exemplo de retorno via ajax de uma consulta no banco aparecendo no console…

Na aba HTML, você pode editar o html e o css, fazendo assim uma prévia do que você precisa alterar nos seus arquivos para deixar as coisas como você quer.
No exemplo abaixo adicionei a cor vermelha no body do google pelo firebug.

O resultado

Descubra as maravilhas do Firebug, onde por exemplo, você pode ver um mapa completo dos elementos HTML para pegá-los via JavaScript na Aba DOM

Para finalizar duas extensões simples e fáceis de usar.

MEASURE IT

A measure It é uma régua, que ajuda quando você quer medir espaçamentos ou coisas do gênero.
Logo após instalar, ela aparece no canto inferior esquerdo. Basta Clicar e usar.

****

COLORZILLA

A colorzilla funciona meio que da mesma maneira. Ela serve para caçar o RGB ou o Hexadecimal daquelas cores que você gostou internet a fora.
Ela também aparece no canto inferior esquerdo após ser instalada.

Clique na ferramenta. Clica na cor que você quer. Depois selecione uma das opções no painel da ferramenta, clicando com o botão de opções do mouse (vulgo botão direito) no ícone dela.

DICA

Essas duas últimas extensões, a measure It e a ColorZilla, eu usei muito quando transformava PSD’s em HTML e CSS.
Eu exportava um arquivo JPG do Photoshop. Abria com o Firefox. E então media os containers e pegava as cores certinhas do Layout.

CONCLUSÃO
Esses são os Complementos do Firefox que mais uso para programar, debugar e desenvolver.
Claro, não listei aqui tudo que se pode fazer com elas, cabe a você ir experimentando e estudando.

Alguns outros Browsers também disponibilizam complementos, alguns que até são similares aos vistos aqui, dê uma pesquisada.

Hoje é isso.
Valeu !
Até mais !
Qualquer coisa estamos na área !


Comments